top of page

Guardando a Fé

Mensagem do dia 07/03/2019

Pastor Jefferson Borges


O Carnaval é uma das festas populares mais conhecidas do mundo. O povo vive uma alegria intensa durante esta festa, mas, na Quarta-feira de Cinzas, tudo volta ao normal. E, para onde foi aquela alegria toda? A verdadeira alegria está em Cristo Jesus e o mais é passageiro, porque só DEUS pode realmente preencher o vazio e a carência do ser humano, somente ELE. Só DEUS, em Cristo Jesus, consegue entrar na alma e no coração humanos e, realmente, alimentar ao espírito. Jesus fala em Mateus 11:28-30: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Só Jesus pode realmente alimentar uma alma e dar-lhe a verdadeira alegria. Só ELE! Por isso que Gálatas 5:22 afirma que a alegria é um fruto do Espírito Santo e esta alegria está relacionada à fé em Jesus que produz confiança.

Efésios 2: 8,9 diz: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de DEUS; não por obras, para que ninguém se glorie”. Deus fala: “Eu só preciso que você creia!” E crer está relacionado à fé que é acreditar no invisível, é ter certeza daquilo que se espera. A salvação está totalmente centrada em Cristo e não há nada que possa ser feito para se merecer a salvação. Quantas pessoas já se desviaram da fé? Satanás armou ciladas para que as pessoas cressem em apenas uma parte da Bíblia e desprezassem todas as outras. Muitos continuam crendo em Jesus, mas se desviaram não querendo mais ir à igreja ou ter compromisso ou comunhão com os irmãos, pois, de alguma forma, se decepcionaram sendo que as incoerências que acontecem na igreja afastam e desviam as pessoas da verdade que é Jesus Cristo. O foco está em Jesus e a fé está em Jesus. A igreja tem que estar voltada para este foco, por isso, “guardar a fé”. Em 2ª Timóteo 4:7, Paulo afirma: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”. A vida cristã é um combate, é uma guerra e é comparada a uma corrida. Se Paulo fala em guardar a fé, é porque a fé pode ser perdida. É preciso vigiar e tomar cuidado para não perdê-la. A fé está ligada à razão, ao entendimento, por isto a Bíblia diz, em Romanos 10:17, que “a fé vem pelo ouvir”, ou seja, pelo conhecimento da Palavra de Cristo.

Há algumas coisas que afetam a razão, por exemplo: as circunstâncias, as emoções e os sentimentos. Em 1ª Reis, no capítulo 18, o profeta Elias confronta 450 profetas de Baal, faz descer fogo do céu e elimina a todos. Deus manifesta, ali, o Seu milagre: os profetas queriam matar a Elias, mas foram eles que morreram. A rainha Jezabel, enraivecida, manda que matem a Elias (capítulo 19), então, Elias foge. Primeiro, Elias aniquila 450 homens e, depois, foge de uma mulher. Com medo da rainha, ele cai em depressão no deserto, entra em uma caverna e pede para morrer: “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados (1ª Reis 19:4b). Sua fé despencou! Isto é o que acontece com o ser humano. Circunstâncias, emoções e sentimentos afetam a fé e, muitas vezes, Satanás tira proveito de situações, como uma frustração, uma decepção ou um momento difícil, seja de enfermidade ou dificuldade financeira, problemas com filhos, relacional na família ou conjugal para derrubar a fé, fazendo duvidar do amor e do poder de Deus para resolver os problemas.

Em 2ª Coríntios 11:23 a 27, o apóstolo Paulo demonstra o seu grande sofrimento e, ainda, Deus permite um “espinho na carne” (2ª Co 12:7) pelo qual Paulo orou três vezes, pedindo que fosse tirado e o Senhor responde: “Minha graça é suficiente para você” (2ª Co 12:9a). Paulo morre decapitado, em Roma, por ordem do Imperador Nero que foi extremamente mau. Mesmo diante de tais situações, Paulo guardou a fé, sendo um exemplo para os cristãos.


Jesus, na Parábola do Semeador (Mateus 13; Lucas 8), alerta sobre os ladrões da fé.


1º ladrão: Falta de entendimento: O Evangelho é simples e muitos não o entendem porque é semeado “à beira do caminho”, onde passam muitas pessoas e é difícil nascer algo, pois a semente é lançada em um solo duro, sendo, ainda, pisada pelos caminhantes. Muitos pregadores pregam Teologia no púlpito, mas Jesus pregava com uma linguagem compreensível. O entendimento é essencial para amar a Deus: “... Ame o Senhor, o seu DEUS, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento...” (Lucas 10:27). É difícil nascer algo em um coração sem entendimento, por isto é preciso estudar a Palavra. Na medida em que se estuda, Deus vai se revelando, a fé vai sendo gerada e coisas novas vão sendo descobertas. Em Mateus 13, Jesus explica que o semeador lançou a semente e Satanás a roubou porque as pessoas não entenderam a Palavra.


2º ladrão: Dificuldades e provações: As dificuldades afetam as emoções que afetam a alma e os sentimentos. As circunstâncias podem afetar a fé por isso Jesus, em Mateus 13, conta que a semente foi lançada em solo pedregoso e quando sai o sol, esta semente brota, mas a raiz não consegue penetrar no solo. Quando surgem dificuldades ou perseguições, a pessoa, que recebeu a verdade, desanima e não resiste porque não tem profundidade na Palavra. Para se adquirir esta profundidade, é preciso entender e conhecer a Palavra. Uma fé superficial não dura!


3º ladrão: Preocupações, busca por riquezas e prazeres da vida: Preocupações exageradas geram ansiedade que pode ser tornar crônica e generalizada, podendo se transformar em síndrome do pânico que está relacionada à depressão. A falta de domínio da mente pode levar a pessoa a se desviar da fé e a sufocá-la, de tal forma, que chega a duvidar de DEUS. Hebreus 11:6 diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”. O melhor remédio para a ansiedade é a oração: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Filipenses 4:6). Descanse e confie em DEUS.

Riquezas e prazeres: a busca incessante por coisas materiais e pelo acúmulo de riquezas tentam roubar a fé. Paulo disse que “guardou a fé”, se ele precisou guardar a fé, é porque ela pode ser perdida. Deus ensina a vigiar e com o entendimento da Palavra Ele lembra que as provações e circunstâncias podem desviar da fé. Havendo profundidade na fé, nada a derruba, é como a palmeira imperial que demora crescer enquanto aprofunda suas raízes.


Heróis da Fé (Hebreus 11)

Noé: Homem íntegro, movido por santo temor e tendo a fé firmada no Senhor, mesmo nunca tendo chovido na terra antes, obedece a Deus que ordena que construa uma arca para salvar a ele e à sua família. “Contra fato não há argumento” e, hoje, arqueólogos comprovam que a terra foi inundada.

Abraão: Ele deixou tudo para trás, em obediência a Deus, e partiu sem saber para onde iria. Mesmo que as circunstâncias fossem contrárias, ele creu na promessa de que, através dele e de sua mulher (que era estéril), Deus faria uma grande nação. Nada era favorável, mas ele creu, por isto é chamado o Pai da fé! (Romanos 4:11).

Moisés: Pela fé, renuncia a tudo por amor a Deus e ao seu povo. Preferiu ser maltratado com o povo israelita a ser chamado de filho da filha de Faraó, sendo homem corajoso e perseverante.

Através da fé, Deus mostra ao homem o que Ele deseja. Jesus diz que se houver fé do tamanho de um grão de mostarda grandes coisas podem ser feitas. Jesus é o Autor e Consumador da fé. A fé verdadeira vem do Senhor que vai acrescentando mais e mais quando há uma entrega total de vida a Ele.

2.288 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page