top of page

Levando Deus a sério

A Bíblia diz: “mas Deus demonstra o seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores” (Romanos 5:8)


1) Decida lutar contra o pecado:

Você precisa ter um propósito de lutar contra o pecado, pois as tentações virão; Hebreus 12:1 diz: “portanto, também nós que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo que nos atrapalha e do pecado que nos envolve; e corramos com confiança a corrida que nos é proposta”; existem muitas pessoas que, vendo nosso comportamento, podem ser atraídas para Deus ou repelidas. Têm coisas que atrapalham, que embaraçam nossa vida, vigie para que alguns relacionamentos, decisões financeiras, para que isso não se transforme em embaraço; têm coisas que causam transtornos, mas não são pecados ainda, mas têm coisas que atrapalham e são pecado também. A vida cristã é uma corrida, o inimigo vai tentar levantar barreiras, nossa natureza humana será uma barreira. Nós somos forasteiros nesse mundo, a Bíblia fala “quem quer ser amigo do mundo, será inimigo de Deus (Tiago 4:4)”, nós precisamos entender isso. O mundo está corrompido, inclusive na área sexual, para Deus o sexo é um presente dEle para o casamento. O mundo falará que tudo está normal, identidade de gênero, aborto é normal, liberação das drogas, libertinagem sexual; vamos resistir contra este mundo.

Ore, vigie, não esteja em lugares que podem fazer você pecar. Homem já sabe que: homem ocioso é igual a imoralidade sexual. A pornografia é algo tão imundo e satanás se aproveitou disso, contaminando a mente das crianças, jovens, adultos, pervertendo as pessoas. Momentos em que a pessoa está ociosa e não vigia levam ao pecado. Tessalonicenses 3 diz: não ande com o ocioso; conselho de Deus, não andar com quem não quer nada com nada, não quer trabalhar, não quer estudar. O Rei Davi, em 2 Samuel 11, ficou no palácio, ao invés de ir à guerra, num dia ocioso engravidou a mulher de Urias; se Davi, que era bom segundo o coração de Deus, cometeu esse pecado, imagine nós. Será que somos bons segundo o coração de Deus? Imagine se nós não temos que vigiar dobrado, vigiar em nossas áreas de fraqueza; se sua área de fraqueza é sexualidade, se é dinheiro, se é a sua língua, vigie, ore, peça alguém para lhe ajudar. Falar sobre a vida de alguém, ou uma palavra torpe, isso pode levar ao pecado; Deus não se agrada disso.


2) Se você pecar, se arrependa rápido:

Não demore para se arrepender, Atos 3: “arrependam-se e voltem-se para Deus, para que seus pecados sejam cancelados”. Tem que ser arrependimento verdadeiro, isto é, uma tristeza profunda por ter desobedecido a Deus ou ferido alguém e isso convertido em ação; o Espírito Santo se entristece e ele afeta suas emoções e deixa você triste também, por causa do pecado, gera um arrependimento na vida da pessoa. Um arrependimento sem ação se chama remorso; a pessoa sente a tristeza por causa da consequência, pois, se não houvesse a consequência, a pessoa continuaria no erro. Zaqueu, em Lucas 19, se arrependeu e disse que restituiria quatro vezes mais aqueles que ele roubou, Jesus declarou que houve salvação naquela casa. Deem frutos que mostrem o seu arrependimento. Arrependimento significa mudança.


3) Busque intimidade com Deus:

“Se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e sararei a sua terra” 2 Crônicas 7:14. Promessa de Deus! Tem que deixar o caminho errado e você vai ouvir Deus perdoando seu pecado, prosperar você, não só dinheiro, mas em paz de espírito, no relacionamento com pessoas. Busque intimidade com Deus, na humilhação diante do Senhor, ore, jejue; aproxime-se de Deus e Ele se aproximará de você. O crescimento espiritual é dia a dia. Ame a Deus com intensidade, com profundidade, força, ânimo, sentimento e razão. Ele nos deu o Filho dEle, Jesus Cristo! Leve isso a sério. Lute contra o pecado, arrependa-se quando pecar.


4) Não se afaste da comunhão da igreja:

Uma das primeiras coisas que acontecem quando uma pessoa começa a ficar fria espiritualmente é se afastar do grupo e da igreja e não vem mais aos cultos. O inimigo sabe que essa comunhão na igreja, faz muito bem para nós, porque somos parte do corpo de Cristo, onde Ele é o cabeça. Precisamos estar juntos para receber o calor do Espírito de Deus. Vida cristã é comunhão, um lado social; Deus criou o ser humano para ficar junto de pessoas, não podemos nos isolar; o isolado se torna uma presa fácil para o inimigo. Reunir para encorajar uns aos outros, pois quando um desaminar o outro vai encorajar, colocar para cima, exortar com amor. “Ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia”, o Dia do Senhor. Nos grupos e na Igreja, você poderá ouvir o testemunho de alguém e sair fortalecido, edificado. A Igreja é um organismo vivo onde habita o Espírito Santo na vida das pessoas; diferente de tudo que existe no mundo. Deus criou duas organizações: a Igreja e a família; a família porque é o melhor lugar para crescer, ser ensinado, amado, protegido. Deus veio na imagem e semelhança do ser humano. O ser humano é especial, por isso Jesus veio e morreu por nós. A Bíblia fala que Ele está ao lado do Pai, intercedendo por nós como advogado, porque Ele sabe o que é ser humano e sofrer as tentações. O diabo sabe que na comunhão da unidade da igreja Deus faz coisas tremendas. Salmo 133: “como é bom e agradável que os irmãos vivam em união”. O diabo provoca briga, contenda, pois ele sabe que, se houver unidade, haverá conversão, transformação, cura, milagres (João 17). Quando há união entre os irmãos, existe uma unção agindo na vida da pessoa, promovendo transformação de vida, conserto, conversão a Jesus, respostas de orações, amor entre as pessoas, encorajamento. Óleo, na Bíblia, significa unção, água significa prosperidade. Se você escolheu uma vida com Deus, você faz parte de uma família, o corpo de Cristo, a Igreja.

Se você quer levar Deus a sério, lute contra o pecado, peça perdão rápido, busque intimidade com Deus e não se afaste da comunhão.

Decida-se a Cristo, creia que Jesus Cristo é seu Senhor e Salvador !


Pastor: Jefferson Borges

1.904 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page