top of page

O Segredo do Sucesso

Mensagem do dia 24/03/2019

Pastor Jefferson Borges


HERANÇA OU LEGADO?

Na Bíblia sagrada, Deus nos mostra histórias de pessoas simples, mas que nos dão grandes inspirações. Pessoas que deixaram um LEGADO que deve servir de exemplo para nós. Legado é diferente de herança. Nesta alguém deixa algo de material para alguém, naquela alguém deixa algo EM alguém!

Jesus nos deixou o legado da salvação, do evangelho, das boas novas, que chegou até nós por meio de seus discípulos. Isso significa que uma herança, muitas vezes, não atravessa gerações, já o legado é capaz de se perpetuar por gerações e mais gerações! Temos que nos preocupar em deixar um bom legado. Deus almeja que cresçamos continuamente como pessoa.


A MULHER CANANÉIA.

No evangelho de Mateus, capítulo 15, versículos 21 a 28, a Bíblia relata uma experiência vivenciada por uma mulher cananeia com Jesus Cristo, que nos ensina alguns segredos para o sucesso com Deus. Sucesso este que abrangerá todas as áreas da nossa vida, principalmente nos relacionamentos. Deus ama pessoas e deseja que nos relacionemos bem com todos. Uma vida transformada se reflete direta e primeiramente nos relacionamentos!


Esta mulher nos deixou um legado, um exemplo de perseverança e de como reagir diante de ofensas. Pelo texto, é possível verificar que ela conhecia Jesus e sua missão, uma vez que ela diz: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”, reconhecendo-o, assim, como O Messias, o prometido para salvar e libertar o homem de seus pecados.

Tal mulher sofria muito com o estado de possessão demoníaca em que sua filha se encontrava. E, ao se dirigir a Jesus, no primeiro contato, ela foi tratada com INDIFERENÇA, pois o Mestre não lhe respondeu palavra alguma (primeira rejeição).

Os discípulos, percebendo a atitude de Jesus, pediram a Ele que ao menos a mandasse embora, pois a mulher vinha gritando atrás deles (segunda rejeição). Na sequência, Jesus disse a ela: “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel", em outras palavras, Jesus estava dizendo que se importava apenas com os israelitas (terceira rejeição).

Assim, mesmo diante desse cenário, a mulher se ajoelha e adora dizendo: “Senhor, ajuda-me!”, respondendo-o com ADORAÇÃO! Mas, não bastasse toda a indiferença sofrida, Jesus finaliza: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos", comparando-a expressamente a um animalzinho, a um cachorrinho (quarta rejeição).

Todavia, a mulher responde: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos", em outras palavras, a mulher cananeia estava reconhecendo que o propósito principal era o povo de Israel, mas que a benção poderia chegar até ela.

Diante de tais palavras, Jesus então diz: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja”, momento em que sua filha é instantaneamente liberta.

Da história narrada, pode-se extrair (ao menos) quatro princípios para o segredo do sucesso com Deus. São eles:


1. PRINCÍPIO DA HUMILDADE. A humildade é o oposto do orgulho! A mulher cananeia se humilhou, suportando até o fim a ofensa e a rejeição, e por isso obteve o favor de Deus. Em 1 Pedro 5:5, o Senhor nos diz: “(...) Sejam todos humildes uns para com os outros, porque "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". O orgulho nos afasta de Deus. Lúcifer e mais um terço dos anjos foram expulsos do céu por causa do orgulho. O orgulho traz divisão na família, na igreja, nos relacionamentos, enfim, onde existem pessoas. Da mesma forma, Deus nos ensina também que a humilhação traz honra. Em Provérbios 29:23 a Bíblia diz: “O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra”. Obter honra de Deus implica passar por situações de humilhação, pois assim saberemos se somos humildes.


2. PRINCÍPIO DA SABEDORIA. A sabedoria produz humildade. Em Tiago 3:13 o Senhor Jesus nos ensina: “Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.” Ora, o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Provérbios 9:10), e em Tiago 1:5 a Bíblia enfatiza que Deus concede sabedoria a todos livremente, basta pedirmos com fé.


3. PRINCÍPIO DA ESTABILIDADE. Uma pessoa instável, segundo a Bíblia, não recebe nada de Deus, é o que se encontra registrado em Tiago 1:7,8: “Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.” É uma pessoa emocionalmente imprevisível, pois ora está bem, ora está mal, ora está crente, ora está descrente. A Bíblia nos ensina que, se almejamos ter a benção de Deus, devemos ter constância em tudo o que fazemos. Assim como a mulher cananeia, devemos permanecer estáveis diante das injustiças de quem quer que seja.


4. PRINCÍPIO DA CONFIANÇA TOTAL. A mulher cananeia nos mostra que a origem da sua grande fé está na confiança total em Deus. Fé esta que se manifestou de forma prática nas decisões de persistência diante da rejeição. Em 1 João 5:4 a Bíblia diz: “O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”


Devemos permanecer firmes perante os problemas e humilhações da vida, pois eles é quem vão construir a nossa fé e confiança total no Criador.


Portanto, se almejamos ter uma fé tal qual a da mulher cananeia, devemos nos preparar para as muitas tribulações que virão, pois uma GRANDE fé é provada nas muitas adversidades e rejeições da vida. Deus tem planos bons e projetos incríveis para cada um de nós, isso é um fato bíblico e incontestável (Jeremias 29:11). Mas o segredo daqueles que conquistam a plenitude do plano de Deus em sua vida reside nesta simples circunstância: em observar e aplicar os princípios da palavra de Deus! Esse é o segredo do sucesso!

253 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page