top of page

Uma religião que agrada a Deus

Mensagem do dia 10/03/2019

Pastor Jefferson Borges


Deus não é propriedade de igreja nenhuma, não existe denominação que possa falar: “a minha é a única certa e verdadeira e que fora dessa não há salvação”. A Bíblia, através de Tiago 1:26-27, fala de uma religião verdadeira, uma religião que agrada a Ele, e esta religião tem alguns componentes, alguns princípios.

Deus fala, na Bíblia através de Tiago 1:26-27, algumas características dessa religião e nós devemos procurar isso na nossa vida: ‘será que eu estou tendo isso?’, ‘será que tenho esse relacionamento com Deus?’ Porque religião é relacionamento, é você se religar com Deus. A religião verdadeira que Deus fala envolve relacionamento e é muito mais do que obrigações ou atividades religiosas, envolve muito mais do que isso.

A religião verdadeira vai além das práticas das obrigações religiosas, vemos isso quando Jesus cita a história do fariseu, (Lucas 18: 9-14), que vai orar no templo começa a se exaltar quando se vê ao lado de um publicano, porque este era um homem de má reputação, era cobrador de impostos e se aproveitava disso para roubar. O Fariseu começa se exaltando pelas obrigações religiosas que cumpriu, comparando-se: ‘Senhor obrigado porque eu não sou como esse aí que tá do meu lado, que é um adúltero, que é o homem que não tem reputação, ainda bem senhor que eu faço tudo certinho.’ Jesus faz a pergunta: ‘adivinha quem desceu do templo justificado? Foi o fariseu ou foi o publicano?’ Jesus diz que o fariseu saiu do templo sem ser justificado e o publicano foi justificado porque na oração dele disse: ‘Senhor me perdoa porque eu sou um pecador, tenha misericórdia de mim’ e ele se quebranta diante desse Deus.

Vamos ver em Tiago 1:26-27, três princípios:

Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum! A religião que Deus, o nosso pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo”.


1. Refrear a língua/ Cuidar do Coração:

O primeiro princípio que Deus fala é sobre língua: Deus quer que tenhamos a língua afiada para o bem não para o mal, Deus quer que tenhamos a língua afiada para abençoar, para edificar. O grande problema é que, muitas vezes, a língua é usada para falar mal de alguém, falar do outro que não está perto. Falar mal dos outros é um desrespeito contra Deus, principalmente se for um irmão na fé, que tem um Espírito Santo, e se eu estou falando mal dele estou falando mal de Deus porque ele é um filho de Deus. Deus não aceita isso porque provoca contenda.

Em Provérbios 6:16 há uma lista de coisas com as quais Deus se chateia muito, porém a última Deus abomina: que é a contenda entre irmãos; falar mal de pessoas não edifica, então a língua é um grande problema! Provérbios 17:28 diz que alguns se passam por sábios por ficarem quietos. Silêncio às vezes é o melhor caminho, você vai passar por sábio se ficar quieto.

Jesus ensina em Mateus 12:34 que ‘a boca fala do que está cheio o coração’. A Língua está relacionada diretamente ao coração. A primeira coisa que Deus ensina nessa religião verdadeira é que nós temos que cuidar do nosso coração. Como vamos revelar se o nosso coração está bom ou não? Aquilo que sai da nossa boca revela o estado do nosso coração, por isso que Tiago fala que a língua mostra se a religião que estamos seguindo está nos ajudando a ser uma pessoa melhor. Porque a religião verdadeira é a que transforma o coração do ser humano. A pergunta é: Você está sendo essa pessoa? Você está vendo mudança na sua vida? A sua vida está sendo transformada? Você está cuidando mais da sua língua e do que sai do teu coração?

Aquilo que falamos é tão importante que Jesus diz que ´no dia do juízo, os homes deverão dar conta de toda a palavra inútil que tiverem falado’, Mateus 12:36. A nossa língua interfere até no céu, nós vamos dar conta daquilo que sai da nossa boca, porque revela o estado do nosso coração.


2. Importar-se com as pessoas/Amor ao próximo

No segundo princípio ele fala sobre cuidar dos órfãos e das viúvas, na verdade o que ele está querendo dizer é que precisamos cuidar dos necessitados, significa se importar com pessoas, precisamos nos importar com as necessidades das pessoas. Precisamos começar no relacionamento em casa, no casamento, com os filhos, precisamos nos importar primeiro com os nossos, aqueles a quem que Deus nos confiou, porque a Bíblia fala que aquele que não cuida dos seus é pior do que o incrédulo (1ª Timóteo 5:8), aí começa o desafio, porque tem o trabalho, o estudo, os compromissos diários, e mais um monte de coisas para pensar, nós temos que ter esse cuidado.

O cuidado vai além da família também, ele fala em se importar com as pessoas que precisam. A capacidade de se importar com os outros, a religião verdadeira produz isso, o interesse por pessoas, nós temos que nos interessar mais com pessoas do que com coisas. Coisas não são mais importantes que pessoas. Na palavra de Deus, vemos que o ser humano é tão importante para Deus que Ele foi capaz de dar a vida dele por aqueles que Ele ama. Deus ama sua criação e nós somos, a Bíblia diz, a coroa dessa criação.

Importe-se com as pessoas, como fala em 1ª João 3:17 ‘se alguém tiver recursos materiais e vendo seu irmão em necessidade e não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?’. Ser generoso, não por obrigação, mas por amor. O princípio é o amor, e o amor não força.

Em 1 João 3:16 Deus fala sobre a definição de amor: ‘nisto conhecemos o que é o amor: Cristo se entregou, deu a vida na cruz por nós e nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos.’ Precisamos estar firmes no amor, em 1ª João 4 diz que o amor torna Deus visível aos homens.


3. Fugir do pecado / lutar contra o pecado

O terceiro princípio consiste em lutar contra o pecado, Tiago fala em não se deixar corromper pelo mundo, ele quer dizer que, quando a tentação vier, não podemos nos deixar cair em pecado, pois, se pecarmos, iremos entristecer o Pai. Pecado é aquilo que fazemos e desagrada a Deus, seja consciente ou inconscientemente, porque podemos pecar por falta de conhecimento.

A palavra de Deus fala em Oséias ‘meu povo perece por falta de conhecimento’ (4:6), Jesus falou ‘‘vocês erram porque não conhecem as escrituras e nem o poder de Deus’ (Mateus 22:29), a ignorância também está relacionada ao pecado. Lutar contra esse pecado é uma característica de uma religião verdadeira.

Cada pessoa irá construir no seu coração o seu relacionamento com Deus, independente de placa de igreja, você precisa construir a sua vida, a sua ligação com o Pai, o seu relacionamento, porque religião é relacionamento! Tiago está falando: religião verdadeira é aquela que cuida do coração, se manifesta no que sai da boca da pessoa, no amor entre os irmãos, e naquele que não se deixa corromper pelo pecado, essa é a religião verdadeira.

João que é o apostolo do amor, fala: ‘aquele que permanece no pecado é do diabo’ (1 João 3:8), o filho de Deus não pode permanecer no pecado, ele pode até errar, mas se arrepende e quer mudar, ele já teve a consciência de pecado, quando se converteu e se sente mal fazendo coisas erradas, mentindo, adulterando ou roubando. É a presença de Deus na vida dele, o agir de Deus na mente dele que faz com ele conserte isso. Se você diz que é de Jesus, precisa consertar sua vida, parar de cometer esse pecado porque você é filho de Deus!


Busque uma vida de santidade, porque sem santidade ninguém verá o Senhor, diz a palavra de Deus (Hebreus 12:14). Para que possamos cuidar do coração, ter o domínio da língua, para que possamos amar os irmãos, cuidar dos necessitados e lutar contra o pecado, precisamos deixar Jesus entrar na nossa vida e ser realmente o Senhor da nossa vida. Precisamos buscar a Deus com sinceridade de coração e pagar o preço, negar a nossa vontade, por Deus, abster-nos do pecado e sair da área de influência, da zona de perigo, e então Deus vai começar a falar no nosso coração.

7.925 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page