top of page

Escolhas relacionadas ao dinheiro que definem seu futuro

A Bíblia contém mais de duas mil passagens falando sobre dinheiro. O dinheiro é algo importante para Deus, mas a maneira que algumas igrejas têm lidado com este assunto nos últimos tempos tem deturpado este tão importante ensinamento bíblico. Infelizmente, alguns optaram por falar demais em dinheiro e esse extremo é nocivo. Satanás opera em extremos.


Deus quer nos levar ao equilíbrio (2 Timóteo 1.7), ao discernimento da Sagrada Escritura a respeito do dinheiro. Nem falar demais e nem de menos, mas com moderação, ensinando o povo sobre Seus princípios. Boas escolhas com dinheiro definem também um bom futuro. A Bíblia tem a maneira correta de lidarmos com finanças para termos paz no presente e no futuro, pois nossas escolhas afetam outras pessoas também. Escolha bem hoje para não sofrer amanhã.

O dinheiro é essencial para viver. Fazer bom uso dele, administrar à luz dos princípios de Deus traz benção como saúde, paz e nos livra da ganância.


TRÊS DECISÕES QUE AFETAM SEU FUTURO


1) Cuidado com a GANÂNCIA: Não seja reservatório. Seja canal. Receba e transfira recursos financeiros. O reservatório só acumula e vai contra a Palavra de Deus. Um exemplo é a história do rico insensato que está em Lucas 2.16, um homem que foi tolo com finanças. Dois irmãos que brigaram por uma herança e um desejou a ajuda de Jesus para resolver. O Senhor o alertou “ a vida de um homem não se resume nos bens que possui”.

O ganancioso nunca deve tomar conselho consigo mesmo. Sempre tome conselhos com alguém mais sábio que você, com alguém firmado nos princípios de Deus sobre finanças, não confie em seu coração. A Palavra nos alerta: “O coração do homem é enganoso” (Jeremias 17.9)

A ganância é obra da carne e idolatria aos olhos de Deus, não se pode servir a dois senhores (Mateus 6.24). Ou se ama a Deus ou ao dinheiro.

Segundo princípios bíblicos, o dinheiro vem através do nosso trabalho, desconfie sempre do dinheiro fácil que vem através de “pirâmides”, modismos ou outras enganações. O trabalho é importante para Deus. Dinheiro fácil gera ganância e as consequências são desastrosas.

No caso de jogos em loterias, é importante vigiar o coração, a Bíblia não proíbe, mas o Senhor protege seus filhos de ciladas de satanás. O dinheiro é para abençoar, repartir, ser canal de paz na vida de muitos. Se você é próspero, reparta, não acumule!


2) Não seja DESONESTO: Seja íntegro com dinheiro!

“O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais”. (Provérbios 13.11)

O dinheiro ganho de forma errada diminuirá num futuro, é um princípio de Deus. Se não decidirmos obedecer, nosso futuro não será bom.

Ser fiel nas contas a pagar também é um princípio de Deus, ser íntegro e fiel nas obrigações. Ser íntegro aos olhos do Senhor não é tirar vantagem de nada e de ninguém. Quando não cumprimos nossas obrigações com dinheiro devido, estamos tirando vantagem das pessoas. Quem tem o Espírito Santo é chamado a uma vida de integridade, a fugir da corrupção. O filho de Deus dá bom testemunho nas pequenas coisas. Deseja mudar a história da fundação do nosso país. Não aceita a corrupção. Dá exemplo o tempo todo de honestidade.

“Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito” Lucas 16.10.

2 Reis 5 conta a história de Naamã, comandante do exército da Síria que tinha lepra. Pensou que seria exaltado por Eliseu, que enviou seu servo Geazi dizendo-lhe para mergulhar 7 vezes no rio Jordão. Naamã muito se indignou com essa atitude de Eliseu, pois achou que seria recebido com honras. Os servos de Naamã, usando de sabedoria, aconselharam-no a prosseguir no que se estava pedindo. E ele foi curado. Naamã ouviu bons conselhos. Ouça bons conselhos, ande com pessoas mais sábias que você, que lhe falarão a verdade das Escrituras, não se guie em seu próprio entendimento. Eliseu não quis os presentes do comandante da Síria, mas Geazi usou de desonestidade, desobediência e os recebeu. A lepra de Naamã caiu sobre ele.

Decisões erradas, desonestas, com falta de integridade trazem consequências duras, pois quebram princípios de Deus.

“O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. 1 Timóteo 6.10


3) Seja GENEROSO: 2 Coríntios 8.8-9. Contribua, seja generoso para com os outros, o Senhor vê a sinceridade e intenção do nosso coração. Seja generoso mesmo tendo pouco. Todos podem ajudar outro irmão com alegria! Podemos transbordar em rica generosidade! É um princípio bíblico. De forma livre. Vemos na Bíblia irmãos pobres ajudando uns aos outros e consideravam isso um privilégio. Entregavam-se primeiramente ao Senhor! Quando o Espírito Santo abunda em nós, vencemos a natureza terrena de armazenar bens para nós e nos tornamos canal de benção, de distribuição, independente de nossa condição financeira.

Compreendemos enfim que tudo que temos pertence ao Senhor, começando pela nossa vida! Estamos vivos porque Ele permite, Ele nos dá tudo, dessa forma, tudo pertence a Ele, somos apenas mordomos, cuidando de bens materiais por um período de tempo, enquanto o Senhor permitir.

Tudo pertence ao Senhor! Quando o filho de Deus compreende este princípio, ele tem alegria em repartir, em dar, em ser canal de benção, nada retém, obedece com alegria aos princípios do Senhor!

Nossa vida em doação glorifica a Deus! Se você precisa vencer o espírito de ganância, peça ajuda! O filho de Deus não anda sozinho. Peça ao Senhor um espírito de generosidade e força para seguir Seus princípios, não retenha as bênçãos do Senhor!

Deseje hoje, ser Íntegro com o dinheiro!! Não negocie com o pecado!!

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. 1 João 3.16 Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará. Provérbios 19.17

Pastor: Jefferson Borges

280 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page